segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vantagens do Orçamento

As empresas se beneficiam muito de um programa orçamentário. Embora as empresas possam obter certo grau de sucesso sem orçamentos, elas jamais atingirão as alturas a que poderiam chegar com um sistema coordenado de orçamentos.

Entre esses benefícios contam-se os seguintes:

1. Os orçamentos fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda a organização.

2. Os orçamentos forçam os gerentes a pensar no futuro e planejá-lo. Na falta da necessidade de fazer orçamento, vários administradores gastarão seu tempo cuidando das situações do dia-a-dia.

3. O processo orçamentário proporciona um meio de alocação dos recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz.

4. O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram.

5. Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção.

6. Os orçamentos definem as metas e objetivos que podem servir de níveis de referência para a subsequente avaliação de desempenho.

No passado, alguns gerentes evitavam os orçamentos por causa do tempo e do esforço que a sua elaboração envolve. Pode-se argumentar que a elaboração do orçamento é realmente "livre", visto que o tempo e o esforço do gerente são mais do que compensados por lucros maiores. Além disso, com o advento das planilhas eletrônicas, qualquer empresa, grande ou pequena, pode implantar e manter, a custo mínimo, um programa de elaboração do orçamento. A orçamentação presta-se bem a planilhas eletrônicas de aplicação rápida.


CONTABILIDADE GERENCIAL - RAY H. GARRISON / ERIC W. NOREEN

Diferença entre Planejamento e Controle

Os termos planejamento e controle frequentemente são confundidos e às vezes utilizados de tal modo que parecem significar a mesma coisa. Planejamento e controle, na verdade, são dois conceitos absolutamente distintos. O planejamento envolve o desenvolvimento de objetivos e a preparação dos diversos orçamentos para alcançá-los. O controle envolve os passos empreendidos pela administração para aumentar a possibilidade de os objetivos alcançados e assegurar que todas as partes da organização funcionem de modo coerente com as políticas da empresa. Para ser inteiramente eficaz, um bom sistema de orçamento precisa ser ambos - planejamento e controle. Um bom planejamento sem um controle eficaz é desperdício de tempo. Por outro lado, a menos que os planos sejam estabelecidos com antecipação, não há objetivos para os quais dirigir o controle.

CONTABILIDADE GERENCIAL - Ray H. Garrison - Nona Edição

Pesquisar este blog