sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fluxo de Caixa parte II

Qual o montante que preciso para abrir um ponto comercial?

Está pergunta é feita com bastante frequência. Muitas vezes, os empreendedores se preocupam somente com o valor do ponto, valor da reforma, valor da divulgação da loja e o valor do estoque. Esquecem que durante alguns meses, o fluxo de caixa estará ainda em formação.

Você estará fazendo compras quase que à vista para compor seu estoque, e deve levar em consideração que este produto vai passar um tempo na prateleira, até ser vendido, e depois, quando ser vendido, se for no cartão de crédito em 3x, vai demorar mais uns 2 meses para receber.

Ou seja, no exemplo acima, se o produto ficar na prateleira 30 dias, você vai demorar quase 90 dias para receber o que você praticamente pagou a vista.

Se o produto da compra, for matéria prima, e necessita passa por um processo de industrialização, este prazo pode até duplicar, passando para 90 dias..

E, enquanto isto, como seu negócio vai sobreviver. Por isto, é importante você calcular direitinha a NCG - Necessidade de Capital de Giro. Planejar bem um fluxo de caixa, analisar os fluxos, negociar bem com os fornecedores, tentando esticar ao máximo a condição de pagamento, de forma que você consiga oferecer a seus clientes uma condição que fortaleça as vendas.

Espero ter ajudado,

Alcebiades

Pesquisar este blog