quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

4 Letras que Assustam - SPED

Quatro letras que assustam


O Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como SPED, tem aterrorizado os administradores e contadores de diversas empresas. O grande intuito do governo é aumentar o controle, diminuir a sonegação e com isto, aumentar significativamente a arrecadação, sem contar que os trabalhos de fiscalização serão diminuídos drasticamente. O SPED praticamente passa a ser um “big brother fiscal”.

Para as empresas, por enquanto, o que o SPED está gerando são somente várias horas de trabalho, principalmente das áreas de TI, contabilidade e fiscal, um enorme custo, devido a horas extras e pagamentos a consultores fiscais e de sistemas. Ainda não está muito claro onde as empresas vão lucrar com estas mudanças. Ao longo do tempo, dará para dizer que algumas empresas diminuirão suas despesas com armazenagem de documentação, porém, isto é muito pouco, perto do que as empresas estão tendo que investir neste momento.

Algumas pessoas, bem mais otimistas, acreditam que com o aumento da arrecadação, será possível o governo providenciar uma reforma tributária, diminuindo assim a carga tributária, mas isto, para mim, é apenas um sonho bem distante.

O Fisco também sai ganhando bastante. Com a informatização de todos aqueles livros fiscais, e também das obrigações acessórias, o fisco ganha um elemento chamado “fiscal eletrônico”, ou seja, através da tecnologia, será possível que através de sistemas o fisco aponte rapidamente qualquer tipo de divergências, sejam elas fiscais ou contábeis.

O momento exige cautela das empresas, para que aprimorem seus controles, para que aumentem a qualidade de sua contabilidade. Nunca foi tão importante ter processos contábeis de acordo com as normas de contabilidade e principalmente de acordo com a legislação tributária atual.

Enfim, o Fisco saiu na frente, e bem na frente. Agora, as empresas estão tendo que correr atrás de forma a atender a padronização dos arquivos eletrônicos, e principalmente, não mandar para o fisco informações erradas que possam comprometer mais ainda as operações realizadas na empresa.

Um comentário:

  1. Parabens! Excelente comentario sobre o ambiente onde o SPED proliferará e a maioria, as duras penas, sobreviverá. Isto é resultado de uma visao sempre otimista, mas sem considerar uma eventual contingência - o risco de eventual falha. O fisco com certeza tera boas colheitas com essa evoluçao, pois soube trazer a seu favor os avanços da tecnologia da informação.

    RAC56/twitter

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog