quarta-feira, 28 de abril de 2010

Planejamento Orçamentário - COMPRAS

Numa peça orçamentária, um item importantíssimo que deve ser considerado são as compra das matérias primas e produtos acabados.

Não adianta fazermos um planejamento de vendas espetacular sem levar em consideração a posição do estoque e o lead time do fornecedor.

Já presenciei várias situações em empresas com grandes volumes de pedidos colocados e nada de vendas, isto tudo porque os itens que estavam no pedido, nunca estavam disponíveis no estoque para vendas (é incrível como a área de vendas muitas vezes apenas consegue vender aquilo que não está no estoque, ou como o cliente apenas quer comprar aquilo que não temos disponibilidade).

Empresas que possuem um alto nível de back-log, são empresas que acabam demonstrando sua grande fragilidade no planejamento de compras vs planejamento de vendas.

Se a empresa em questão é uma revenda (de produtos nacionais ou importados), ela tem que levar em consideração a disponibilidade do produto no fornecedor, o tempo de entrega (temos que lembrar que moramos em um país com dimensões continentais), se a mercadoria for importada, deve-se levar em conta o tempo de desembaraço da mercadoria. Um produto que vem da Ásia, via navio, pode ter um lead time de até 40 dias. Após a entrada do produto na empresa, geralmente ainda poderá ter um tempo de nacionalização do produto, que é para dar ao produto importado as condições mínimas exigidas pela legislação local, como manual em português, certificado de garantia, etc..

Se a empresa em questão for fabril, ela também deverá levar em consideração além do que já comentado acima, o tempo do produto na linha de produção (time work in process).

Quando se fala de fábrica, não adianta se ter no estoque 99.99% das matéria prima, você nunca poderá fornecer um produto faltando um parafuso, e por causa de uma única peça, você poderá comprometer a produção e a venda.

Por isto, num processo de previsão de vendas, você deverá considerar:

a) posição do estoque atual (disponível);
b) posição do estoque que já está em trânsito e quando estará disponível
c) tempo de desembaraço e nacionalização
d) nível do estoque de equilibrio e estoque de segurança

Muitas vezes, as empresas mantem metas de estoque máximo, políticas como nosso estoque máximo é para atender 45 dias. O que isto significa? Significa dizer que o nosso estoque máximo consegue prover as vendas em 45 dias, porém, se o lead-time da empresa for alto, esta política precisa ser repensada, caso contrário, as vendas da empresa sempre ficarão em back-log, aguardando a chegada do material..

Corra, faça um bom planejamento de compras e vá comemorar o sucesso das vendas.

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