quarta-feira, 28 de abril de 2010

Planejamento Orçamentário - COMPRAS

Numa peça orçamentária, um item importantíssimo que deve ser considerado são as compra das matérias primas e produtos acabados.

Não adianta fazermos um planejamento de vendas espetacular sem levar em consideração a posição do estoque e o lead time do fornecedor.

Já presenciei várias situações em empresas com grandes volumes de pedidos colocados e nada de vendas, isto tudo porque os itens que estavam no pedido, nunca estavam disponíveis no estoque para vendas (é incrível como a área de vendas muitas vezes apenas consegue vender aquilo que não está no estoque, ou como o cliente apenas quer comprar aquilo que não temos disponibilidade).

Empresas que possuem um alto nível de back-log, são empresas que acabam demonstrando sua grande fragilidade no planejamento de compras vs planejamento de vendas.

Se a empresa em questão é uma revenda (de produtos nacionais ou importados), ela tem que levar em consideração a disponibilidade do produto no fornecedor, o tempo de entrega (temos que lembrar que moramos em um país com dimensões continentais), se a mercadoria for importada, deve-se levar em conta o tempo de desembaraço da mercadoria. Um produto que vem da Ásia, via navio, pode ter um lead time de até 40 dias. Após a entrada do produto na empresa, geralmente ainda poderá ter um tempo de nacionalização do produto, que é para dar ao produto importado as condições mínimas exigidas pela legislação local, como manual em português, certificado de garantia, etc..

Se a empresa em questão for fabril, ela também deverá levar em consideração além do que já comentado acima, o tempo do produto na linha de produção (time work in process).

Quando se fala de fábrica, não adianta se ter no estoque 99.99% das matéria prima, você nunca poderá fornecer um produto faltando um parafuso, e por causa de uma única peça, você poderá comprometer a produção e a venda.

Por isto, num processo de previsão de vendas, você deverá considerar:

a) posição do estoque atual (disponível);
b) posição do estoque que já está em trânsito e quando estará disponível
c) tempo de desembaraço e nacionalização
d) nível do estoque de equilibrio e estoque de segurança

Muitas vezes, as empresas mantem metas de estoque máximo, políticas como nosso estoque máximo é para atender 45 dias. O que isto significa? Significa dizer que o nosso estoque máximo consegue prover as vendas em 45 dias, porém, se o lead-time da empresa for alto, esta política precisa ser repensada, caso contrário, as vendas da empresa sempre ficarão em back-log, aguardando a chegada do material..

Corra, faça um bom planejamento de compras e vá comemorar o sucesso das vendas.

Planejamento Orçamentário Receita Operacional - Vendas

Na confecção de um orçamento, uma das peças principais a ser orçada são as receitas. Logo, tem-se que usar um critério realmente dentro da realidade do negócio da empresa.

Existem várias variáveis a serem consideradas, dentre as quais destaco:

a) sazonalidade: cada produto tem uma característica bem particular. Ex: brinquedos (dia das crianças e natal), eletroeletrônicos (natal), material de papelaria (início das aulas), etc.... Com isto, você nunca poderá considerar na previsão orçamentária o mesmo nível de receita durante todos os meses do ano. Uma das formas de você analisar qual é a sazonalidade de seus produtos é analisar o histórico de vendas de sua empresa, analisando se possível as curvas de faturamento dos últimos 3 a 5 anos. Você conseguirá analisar, por exemplo quais são os meses que seus produtos costumam ter os picos de venda e também quais os meses do ano que existem o vale (pontos baixos).

b) expectativa de crescimento: outro ponto a ser considerado é a expectativa de crescimento da sua empresa. Mas, antes de analisar a expectativa de crescimento de sua empresa, é importante analisar qual a expectativa de crescimento do mercado. Sabendo-se qual será o crescimento do mercado, agora temos que saber qual é a participação da sua empresa dentro deste mercado, ou seja, qual é o seu "Market Share" . A mesma coisa, se você não sabe qual é o seu market share, está na hora de você conhecer melhor o mercado onde você atua. Existem institutos especiliazados em pesquisa de mercado que poderão fornecer qual é o tamanho do mercado onde sua empresa atua e também qual é a sua participação dentro deste mercado.

Saber o tamanho do mercado é importante, pois isto vai te fornecer a informação se é você tem espaço para crescer ou não.

Vamos supor que você tenha um mercado já definido, e que não existe previsão alguma de crescimento e que você já tenha 90% de Market Share. Por um lado, você está super feliz, pois você é líder isolado em vendas, por outro lado, você sabe que não tem quase nada de espaço para crescer, tendo em vista que os outros 10% devem estar espalhados em diversos outros concorrentes. Se for um mercado que estiver em queda, pior ainda, além de não crescer, você tenderá a perder vendas.

Se você estiver com um Market Share de 18%, quer dizer que dentro deste mercado você ainda tem muito espaço para tentar ocupar, veja o quadro abaixo:

Mercado 2008

Mercado 2009

Mercado 2010

Mercado 2011

Mercado 2012

Produto Y

500.000

550.000

650.000

900.000

1.100.000

10%

18%

38%

22%

Vendas da sua Empresa

90.000

100.000

150.000

250.000

330.000

11%

50%

67%

32%

Market Share

18%

18%23%28%30%

Vamos analisar o quadro juntos:

Em 2008, o tamanho de mercado de um produto Y era de 500.000 unidades/ano, conforme informação obtida por um instituto de grande confiabilidade. Sua empresa neste ano, vendeu 90.000, isto quer dizer que sua empresa possui 18% de Market Share.

Em 2009, o tamanho de mercado, conforme este mesmo instituto aumento para 550.000 unidades/ano, ou seja teve um crescimento de 10%. Já sua empresa aumentou as vendas para 100.000 unidades/ano (crescimento nas vendas em 11%), porém no mercado ela continuou com a mesma representação, ou seja continuou com 18% de mercado.

Para 2010, a empresa está criando diversos mecanismos para aumentar o seu Market Share, está fazendo

diversas campanhas de divulgação, e com isto espera aumentar o seu Market Share em 5%, pulando dos atuais 18% para 23%. E ao mesmo tempo o mercado espera crescer de 550.000 unidades/ano para 650.000 unidades/ano, um crescimento de 18%. As duas coisas acontecendo, vai gerar um crescimento nas vendas da empresa em 50%.

Para 2011, o mercado espera ter um crescimento ainda maior, era crescer em 38% e a empresa também quer aumentar sua fatia de mercado em 5%, aumentando para 28% seu Market Share, com isto, a expectativa de vendas da empresa irá aumentar de 150.000 para 250.000, um aumento de 67%.

Por isto, é muito importante, saber qual é a previsão de crescimento do mercado, antes de fazer qualquer tipo de planejamento orçamentário. Fazer qualquer previsão de crescimento, sem conhecer o mercado e sem saber quais serão as ações para aumento do Market Share, não passa de um mero chute. Um bom planejamento orçamentário tem que se basear na sua participação de mercado e também do crescimento esperado tanto do mercado quanto do Market Share.

Por outro lado, também existe a opção do mercado crescer e de outros concorrentes entrarem no mercado, com isto, seu Market Share poderá até ser reduzido. Por isto, é importante ter ações que garantam ou até aumente a sua participação do mercado.

c) participação da área comercial: Os vendedores tem que ter participação ativa na confecção da peça orçamentária. Eles tem que ter a noção das informações passadas anteriormente sobre sazonalidade e expectativas de crescimento, e eles tem que ter noção que serão cobrados por isto. Não adianta nada fazer um plano orçamentário onde a área de vendas não comprou a idéia. Eles devem ser convencidos do plano de vendas, eles devem ver que é algo realmente possível, e que ao mesmo tempo serão cobrados por isto. O plano orçamentário é que deverá ser a meta de vendas da área.

Importantíssimo, não adianta prever um crescimento nas vendas, fazer todo um plano de vendas, e não ter o produto a disposição para vendas. Da mesma forma que foi feito um plano de vendas, agora deve ser estudado o plano de compras ou produção, mas, isto é matéria que discutiremos em outro artigo.

Pesquisar este blog