segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Contas a Receber

Como analisar o meu contas a Receber ? Como testar e validar? E os meus clientes, como estabelecer limites de crédito?

Uma das formas de se analisar o Contas a Receber, é analisando o giro do contas a receber. O giro do contas a recebernadamaisé que o número de vezes que o Contas a Receber transitaram pelo caixa durante o ano. Ela é frequentemente utilizada em conjunto com a análise do capital de giro, e é um indicador importante da "qualidade" do capital de giro de uma empresa e é vital para sua capacidade operacional.

Giro das Contas a Receber = Vendas a Prazo / Saldo Médio das contas a receber

Exemplo: Assumindo que as vendas todas foram a prazo, o giro das contas a receber da Lumani Ltda em 2007 seria calculado da seguinte maneira:

Vendas a Prazo: 45.000.000

Saldo médio do contas a receber: 9.000.000

Giro = 45.000.000 / 9.000.000 = 5 vezes

Para se chegar no prazo médio de recebimento, basta dividir 365 pelo número do giro, e com isto chegamos no número médio de dias que se demora para receber uma conta.

Prazo médio => 365 / 5 = 73 dias

Se a condição de crédito forem de 30 dias, isto é muito preocupante. Como a média esta resultando em 73 dias,quer dizer que muitas contas antigas estão sem pagamento, de cobrança duvidosa, ou da administração precária do crédito no dia a dia. Talvez, não exista acompanhamento das contas a receber em atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog