segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dicas de como resolver um conflito ético

Muitas vezes, as políticas da empresa não resolvem os conflitos éticos, quando isto não acontece, os profissionais devem levar em conta as seguintes linhas de ação:

  • discutir os problemas com o superior imediato, exceto quando este aparentemente estiver envolvido com eles, caso em que o problema deve ser apresentado inicialmente ao escalão administrativo imediatamente mais alto. Se não se puder alcançar solução satisfatória quanda da apresentação incial do problema, submeter as questões ao nível administrativo imediatamente superior.
  • se o superior imediato for o CEO, ou equivalente, a autoridade de revisão aceitável pode ser um colegiado, como os comitês de auditoria ou executivo, a diretoria, o conselho curador ou os proprietários. Os contatos com escalões acima do escalão imediatamente superior devem se iniciados apenas com o conhecimento do superior imediato, se este não estiver comprometido. Exceto quanto houver exigência legal, não se considera adequada a comunicção de tais problemas às autoridades ou a pessoas não empregadas pela organização ou não envolvidos com ela.
  • esclarecer as questões referentes à ética por meio da discussão confidencial com um conselheiro imparcial (por exemplos: serviço de aconselhamento ético do IMA), para obter o melhjor entendimento das possíveis linhas de ação.
  • consultar o próprio advogado a respeito das obrigações e direitos legais relativos ao conflito ético.
  • se o conflito ético persistir após o esgotamento de todos os escalões internos de revisão, pode não haver outro recurso senão deixar a organização e oficializar o seu pedido de afastamento. Após dispensa, dependendo da natureza do conflito ético, pode ser apropriado notificar também as demais partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog