segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ética Profissional - Código de Conduta dos Contadores Gerenciais

Nestes últimos tempos, surgiram muitas preocupações referentes ao comportamento ético na vida pública, e também nos negócios. Muitas são as matérias divulgadas nos jornais sobre suspeitas e escândalos de conduta antiética foram dirigidas a administradores em todas as áreas da sociedade, incluindo governo, ambiente empresarial, associações beneficientes e mesmo religiões.

Embora essas suspeitas e escândalos tenham merecido bastante atenção, é duvidoso que eles representem uma quebra em grande escala da moral da nação. Ao final de contasz, existem centenas de milhoes de transações, realizadas todos os dias, que continuam incorruptas. É muito importante ter uma idéia do que é um comportamento aceitável, ou não, e porque. O Institute of Management Accounts (IMA) dos Estados Unidos desenvolveu um código de ética muito útil, denominado Padrões de Conduta Ética dos Profissionais da Contabilidade Gerencial e Administração Financeira (Standards of Ethical Conduct for Practioners of Management Accounting and Financial Management). Embora tenham sido desenvolvidos para contadores gerenciais, os padrões tê amplicação muito mais ampla.

Os profissionais de contabilidade gerencial e administração tem com o público, com a sua profissão, com a organização a que prestam serviços e consigo próprios a obrigação de manter os mais altos padrões de conduta ética. O IMA publicou os padrões de contuta ética a seguir, sendo que a adesão a esses padrões, em níveis na nacional e internacional, é indispensável para o alcance dos objetivos da Contabilidade Gerencial.

Competência. Os profissionais de contabilidade gerencial e administração financeira têm a responsabilidade de:
  • manter nível adequado de competência profissional, aprimorando seus conhecimentos e sua prática.
  • cumprir seus deveres profissionais de acordo com legislação, normas e padrões técnicos pertinentes.
  • elabora relatórios completos e claros e dar orientação após análise adequada das informações pertinentes.
Sigilo. Os profissionais de contabilidade gerencial e administração financeira têm a responsabilidade de:
  • abster-se de divulgar informações confidenciais obtidas em razão do seu trabalho, exceto quando autorizados, a menos que estejam legalmente obrigados a isso.
  • instruir os subordinados a respeito da adequada manutenção do sigilo das informações por eles obtidas em razão do seu trabalho e acompanhar as suas atividades, para assegurar que o sigilo seja mantido.
  • abster-se do uso, ou do uso aparente, de informações sigilosas obtidas em função do seu trabalho para conseguir vantagem, antiética ou ilícita, pessoalmente ou por intermédio de terceiros.

Integridade. Os profissionais de contabilidade gerencial e administração financeira têm a responsabilidade de:
  • evitar conflitos de interesse aparente ou reais e advertir as partes cabíveis da existência de qualquer conflito potencial.
  • abster-se de se envolver em qualquer atividade que possa prejudicar sua capacidade de executar suas tarefas de modo ético.
  • recusar qualquer presente, favor ou hospitalidade que possa influenciar, ou aparentemente influenciar, suas ações.
  • abster-se, ativa ou passivamente, de prejudicar o alcance dos legítimos e éticos objetivos da organização.
  • reconhecer e comunicar as limitações profissionais ou outras restrições que impeçam o julgamento responsável ou a boa execução de uma tarefa.
  • comunicar tanto as informações favoráveis quanto as desfavoráveis e os julgamentos e opniões profissionais.
  • abster-se de participar ou apoiar qualquer atividade que desacredite a profissão.

Objetividade. Os profissionais de contabilidade gerencial e administração financeira têm a responsabilidade de:
  • transmitir as informações de maneira correta e objetiva.
  • revelar inteiramente todas as informações que, ainda que de modo apenas razoável, possam influenciar o entendimento, por parte do possível usuário, dos relatórios, comentários e recomendações apresentados.

Resolução de Conflito Ético. Ao aplicar os padrões de conduta ética, os profissionais de contabilidade gerencial e administração financeira podem encontrar problemas na identificação do comportamento antiético ou na resolução de um conflito ético. Quando diante de questões éticas importantes, tais profissionais devem seguir as políticas estabelecidas pela organização para resolução dos conflitos.


* Institute of Managemente Accountants, ex-National Association of Accountants, Statements on Management Accounting: Objetives of Management Accounting, Statement no. 1B, Nova York NY, 176/1982, revista em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog